Cachoeira dos Pretos - Joanópolis (SP)

 
Cachoeira dos Pretos
Vale da Cachoeira dos Pretos
Nascente do Rio Piracicaba
Cachoeira dos Pretos
Vista a partir do Chalé da Nilza
Cachoeira dos Pretos
Cachoeira dos Pretos

A estância turística de Joanópolis (SP) é privilegiada pela sua localização próxima à Serra da Mantiqueira, o que lhe proporciona belas paisagens rurais, cachoeiras e trilhas. Essa combinação perfeita para o Ecoturismo, aliada à interessante fama de “Capital do Lobisomem”, tem atraído milhares de turistas anualmente à cidade.

E foi uma de suas principais atrações naturais que nos atraiu até lá: a Cachoeira dos Pretos.

Esta magnífica cachoeira, de 154 metros de altura, foi assim batizada pela sua localização em terras da família de Manuel Rodrigues Preto. As formações rochosas da cachoeira, juntamente com a mata nativa preservada ao longo de seu leito produzem uma vista espetacular ao visitante. O enorme volume de águas claras que desce a cachoeira produz o grande e relaxante ruído que é presenteado a todos os visitantes, principalmente para aqueles que podem passar a noite no camping ou em um dos chalés das redondezas, quando o barulho de carros e da maioria dos turistas já não está mais presente no local.

Cachoeira dos Pretos Cachoeira dos Pretos Cachoeira dos Pretos

A estrutura de Ecoturismo ao redor da Cachoeira dos Pretos é excelente. O parque turístico oferece vários restaurantes, lanchonetes e um café. Em termos de hospedagem, um camping e varios chalés com vista privilegiada da cachoeira são oferecidos. Para os mais aventureiros, diversas opções de diversão estão disponíveis, tais como a Tirolesa, o Boiacross e o passeio de Jipe até o topo da cachoeira.

Chales - Cachoeira dos Pretos Chales - Cachoeira dos Pretos

A Capital do Lobisomem

LobisomemO folclore e as histórias dos moradores mais antigos de Joanópolis renderam à cidade o título de Capital do Lobisomem. Os moradores mais exaltados até criaram a Associação dos Criadores de Lobisomens. A cidade soube explorar muito bem o chamado “Turismo do Imaginário” e vários estabelecimentos comerciais, tais como a CASA DO LOBISOMEM, oferecem muitos souvenires como vinhos, pingas, biscoitos, bolos, doces, camisetas, chaveiros e bonecos do Lobisomem. Vários programas de TV já fizeram reportagens sobre a lenda, bem como vários livros foram escritos sobre o assunto, incluindo um de autoria da jornalista conchalense Silvana Godoy, o “Lobisomem Existe!”.

Como chegar

A Cachoeira dos Pretos fica a 18 km do centro de Joanópolis, por estrada asfaltada. O acesso é fácil e bem sinalizado. O ingresso para o parque turístico é grátis, sendo cobrado apenas o estacionamento para veículos.

Coordenadas: -22° 57.804', -46° 10.458'

 

Mapa

    
Veja Mapa Maior

Onde ficar

Chales - Cachoeira dos Pretos

  • Chalés da Cristina – 11 4539 9236
  • Chalés da Nilza – 11 99677 7807
  • Camping do Zé Roque 11 4539-3416

Trilhas

As opções de trilhas pelas estradas rurais da área são muitas. Abaixo estão dois links com detalhes das trilhas que fizemos ao redor do parque.

Trilhas Trilhas

Referências

 


Fotos e textos por Ademir Zanchetta Jr, Maurício Perin e Luciano M P Silva.
Nosso objetivo é o de compartilhar nossas aventuras, viagens e passeios por trilhas, cachoeiras e belezas naturais da nossa região e do mundo afora.

Trio