Casas são atingidas por lama durante chuva em Conchal

Chuva forte atingiu a cidade na tarde de quinta-feira (30). Equipes da prefeitura e de uma construtora estão realizando a limpeza do local.
Equipes da prefeitura de Conchal e de uma construtora fazem a limpeza de lama que invadiu a rua e casas (Foto: Reprodução/EPTV)

Equipes da prefeitura e de uma construtora estão realizando a limpeza das casas invadidas pela lama na tarde de quinta-feira (30), no Jardim Esperança 2, em Conchal. Um reservatório de uma obra rompeu após a chuva forte que atingiu a cidade. Os moradores estão tentando recuperar móveis e roupas.

A lama saiu de um loteamento de 200 casas que está sendo construído, desceu a rua e invadiu as casas. A estrutura provisória para servir de reservatório da obra não resistiu ao volume de água e rompeu, liberando uma enxurrada de lama. Em 20 minutos choveu 70 milímetros em Conchal, na quinta-feira.

A construtora responsável pela obra disse que está prestando assistência aos moradores.

Famílias que tiveram casas invadidas por lama serão indenizadas

As famílias que tiveram prejuízo com a lama que invadiu casas serão indenizadas, segundo a construtora responsável pelo loteamento.

Por conta do volume grande de chuva, a contenção do local não suportou e rompeu. Em 20 minutos choveu cerca de 70 milímetros.

Equipes da prefeitura de Conchal e de uma construtora fazem a limpeza de lama que invadiu a rua e casas (Foto: Reprodução/EPTV)

Dia de limpeza das casas

Os moradores iniciaram o mês com muito trabalho e prejuízo. A limpeza foi feita com a ajuda da prefeitura e da construtora, que faz casas populares perto das residências.

A casa da auxiliar de serviços gerais Sueli de Fátima foi uma das invadidas. Ela perdeu televisão, geladeira e outros eletrodomésticos, não dando para salvar quase nada. A água atingiu ainda um galinheiro e 10 aves morreram. Um muro da casa não resistiu.

Eu fiquei assustada, com medo. Subi no carro para segurar. Nunca tinha visto, primeira vez. Agora não sei, estou com medo de ficar nessa casa”, disse.

O barro também invadiu a casa do autônomo José Ribeiro. “Foi muita chuva, veio muito barro. A gente fica preocupado vendo a nossa casa, da vizinha”, lamentou.

Enxurrada causada pela chuva

Durante a tempestade, uma escavação feita para conter a água da chuva encheu muito e, mesmo com um desvio feito com solo compactado, a enxurrada desceu. Imagens feitas por moradores flagraram a lama chegando nas casas. 

 “Ontem à noite a gente já fez as obras de contenção novas, com mais escavação, mais volume de solo compactado. Vamos travar o trânsito e reafirmar o compromisso de monitorar isso todo dia”, disse o dono do empreendimento, Edson Simoso.

Vítimas serão indenizadas

Ele ainda afirmou que a construtora vai indenizar as vítimas. “Nós vamos levantar o valor dos custos relativo aos prejuízos. Na nossa relação são 9, duas mais complicadas e a gente vai assumir o compromisso de resolver o que foi prejudicial para essas famílias”, disse.

A Prefeitura de Conchal disse que está apurando o que aconteceu no loteamento para avaliar quais medidas vão ser tomadas. As informações são do G1.

 

Clique aqui para assistir a reportagem da EPTV.