A diferença entre http:// e https://

 

Quando digitamos o endereço de um site na barra de endereços do Internet Explorer ou outro navegador, muitas vezes não notamos, mas antes das letras WWW há sempre um HTTP:// ou HTTPS://, mas o que significa e por que estão lá?

Esse assunto é de extrema importância e do interesse de todos que usam, navegam e compram pela INTERNET, principalmente para aqueles que passam seus números de cartões de crédito para fazer alguma transação financeira.

A sigla HTTP quer dizer "Hyper Text Transport Protocol", que é a linguagem para troca de informação entre servidores e clientes da grande rede mundial, ou seja a Internet, e essa sigla muitas vezes passa despercebida, porém estão sempre lá, antes do WWW.

Existem muitos sites que apresentam o HTTPS e não somente o HTTP, essa diferença se dá pelo fato do "S" significar "Segurança".

Os dados inseridos nestes sites HTTPS são criptografados, sou seja, transformados da sua forma original para outra ilegível, sem poderem ser interceptados e somente o receptor autorizado poderá lê-lo com facilidade.

As empresas que mais utilizam HTTPS são os Bancos, pois sem dúvida nenhuma é o que mais precisa de atenção. Além deles há outros bem populares como o Gmail (https://www.gmail.com), Facebook (https://www.facebook.com), Hotmail (https://www.hotmail.com) e muitos outros.

 Ao fechar uma compra pela web ou acessar sua conta bancária, fique atento, se não houver o "S" depois de HTTP, saia imediatamente.

O uso da internet deve ser feito com cautela, pois se não ficarmos atentos corremos um grande risco de termos prejuízos.

 

Por Marcos R. Ramos

Tecnólogo em Informática / Especialista em Docência Universitária

 

RAMOSDATA INFORMÁTICA - Computadores, Suprimentos, Assistência Técnica

Rua das Palmas, 192, Centro, Conchal/SP - Tel: 3866.1503 - www.ramosdata.com.br