EMEF “Profª Maria Benedita Fernandes” de Tujuguaba obtém o maior desempenho em leitura no Estado

 

A EMEF “Maria Benedita Fernandes” localizada no Distrito de Tujuguaba obteve o maior desempenho em leitura entre os municípios do Estado de São Paulo na Avaliação Nacional de Alfabetização (ANA).

O resultado foi divulgado ontem, dia 11, através de um e-mail enviado pela Secretaria de Educação do Estado de São Paulo.

Por ser a melhor do estado, a escola de ensino fundamental foi convidada pelo Comitê Gestor Estadual do Pacto Nacional de Alfabetização na Idade Certa (PNAIC) para se apresentar nos dias 12 e 13 de dezembro no Seminário Nacional de Alfabetização – Gestão de Aprendizagem na Alfabetização representando o Estado de São Paulo.

Sobre a ANA

A Avaliação Nacional de Alfabetização (ANA) é uma avaliação externa que tem como objetivo aferir os níveis de alfabetização e letramento em Língua Portuguesa (leitura e escrita) e Matemática dos estudantes do 3º ano do Ensino Fundamental das escolas públicas.

As provas aplicadas aos alunos fornecem três resultados: desempenho em leitura, em escrita e em Matemática.

Os resultados têm como principais objetivos avaliar o nível de alfabetização dos educandos do 3º ano do ensino fundamental, produzir indicadores sobre as condições de oferta de ensino e concorrer para a melhoria de qualidade de ensino e redução das desigualdades.

Resultados

Em 2016, todos os alunos do 3º ano das escolas municipais de Conchal realizaram a avaliação e a de Tujuguaba, conseguiu melhorar seis índices e ser a escola com melhor resultado dentre as escolas do estado de São Paulo.

No resultado, aproximadamente 85% dos alunos dominaram as habilidades em leituras previstas para o ano; 92% dominaram as habilidades em escrita e 91% em Matemática.

A relação abaixo mostra as escolas com os maiores desempenhos em leitura:

Parabéns aos gestores, professores, demais servidores e alunos que contribuíram para este resultado.