Floresta nativa replantada em Mogi Guaçu traz de volta animais silvestres

Replantio da floresta foi todo feito pelas mãos do homem no projeto desenvolvido na cidade de Mogi Guaçu.
Foto: reprodução Globo Rural

Será que uma floresta tropical plantada pelo ser humano consegue se consolidar?  Há pouco mais de dez anos, o Globo Rural acompanhou o replantio de uma floresta a partir do nada em Mogi-Guaçu, no estado de São Paulo. Agora, surgem os resultados desse grande projeto de reflorestamento.

O Parque São Marcelo fica no município de Mogi-Guaçu, na região de Campinas, a 170 km de São Paulo. Há dez anos, a questão era plantar uma floresta. No lugar havia a plantação de mudas de espécies arbóreas. Em outra área degradada, pertencente à uma empresa de papel e celulose, tinham sido plantadas mudas para surgir uma nova mata.

“A minha experiência de áreas que eu já vi anteriormente é de 10 a 15 anos para você ter uma mata bem formada a partir de um plantio semelhante a este”, disse o agrônomo do agrônomo diretor do Instituto de Botânica de São Paulo, Luiz Mauro Barbosa, em entrevista concedida em 2004.

A palavra do agrônomo foi pega como um desafio. Depois de pouco mais de 10 anos, o Globo Rural foi conferir. “Hoje você está numa sombra de uma mata. Há dez anos, nós estávamos ao lado das mudas”, diz Barbosa.

Veja no vídeo a reportagem que mostra o resultado desse projeto de reflorestamento.

Fonte: Globo Rural