História: Foto aérea da sede do distrito de Conchal na década de 30

 

Com o intuito de preservar e divulgar a história e a cultura de Conchal, o portal Conchal em Notícias dedica uma área específica, denominada “Fatos Históricos”, para toda a população e pessoas interessadas em saber um pouco mais sobre a nossa cidade, a Morada dos Rios.

Hoje divulgamos uma foto aérea da sede do distrito de Conchal, disponibilizada na página do Instituto Geográfico e Cartográfico de São Paulo. Antes de publicá-la, o Sr. Alfredo Madeira, nosso colaborador, encaminhou ao historiador Sandro Ferrari, a quem somos gratos pela análise e conclusões que ora apresentamos:

Relatório de Pesquisa

A peça analisada preliminarmente e sem acesso ao documento original é uma imagem aérea digitalizada em baixa resolução da possível área urbana de Conchal.

Já ao primeiro exame é possível reconhecer os pontos de referência que identificam o desenho originário da cidade de Conchal:

a) A planificação das ruas e quarteirões coincide com a planta da Sede do Núcleo Colonial Visconde de Indaiatuba e corresponde exatamente à zona central da atual cidade;

b) No canto esquerdo inferior observa-se a confluência do Ribeirão do Conchal com o Rio Ferraz;

c) O traçado da linha férrea e a localização da estação ferroviária;

d) No ponto central destaca-se a Praça da Matriz e mais acima do eixo principal a grande praça que ficou conhecida como “dos Cedrinhos”, sendo que na quadra situada no setor superior (atual Praça 9 de Abril) nota-se o barracão que funcionou como enfermaria do núcleo colonial e só foi demolido anos depois de iniciada a fase municipal;

e) Pode também ser reconhecida a rua que partia da praça da enfermaria rumando para a estrada (atual Av. Mogi-Mirim), bem como uma rua paralela, a chamada “rua da Palha”.

De modo que as indicações são suficientes para identificar a imagem como sendo de Conchal, restando uma datação aproximada. Para tanto, convém atentar para a edificação da Igreja Matriz, que foi concluída por volta de 1936. A primeira Matriz era menor e não tinha torre, apenas um pequeno campanário. A igreja que se vê nesta foto é assemelhada à segunda Matriz e apresenta estado de nova.

Como a foto foi feita por unidade do Exército, como uma sequência sistemática de reunir imagens de dezenas de municípios de São Paulo, é possível trabalhar com a hipótese de que se tratava de um procedimento de coleta de informações estratégicas. Ora, foi a partir de 1937, com a implantação do Estado Novo por Getúlio Vargas, que se privilegiaram as ações de centralização e segurança nacional.

Portanto, é possível concluir provisoriamente que a foto em questão estampa uma imagem aérea da Sede do Distrito de Conchal, feita por volta do ano de 1938.

por: Sandro Ferrari – Historiador

Foto aérea de Conchal feita por volta do ano de 1938 (fonte: Instituto Geográfico e Cartográfico de São Paulo)

Colabore você também para manter a nossa história viva

Estamos abrindo espaço para as pessoas que tenham alguma foto antiga e relevante da cidade possam compartilhar com os demais e com o portal Conchal em Notícias. Basta enviar um email com o material para: fadelag@gmail.com ou manoelrodrigues@ig.com.br

Muito obrigado pela sua colaboração.