O Mirante das Águas - Itirapina (SP)

 
Cachoeira Saltão
Cachoeira Saltão
Cachoeira Saltão
Águas da Cachoeira Saltão

Com suas diversas cachoeiras, trilhas e demais belezas naturais, a cidade de Itirapina (SP) proporciona ao visitante ótimas opções de passeio associadas à boa infraestrutura de campings, pousadas e restaurantes existentes na cidade.

 

Nosso destino em Itirapina foi o Mirante das Águas, um parque de ecoturismo com três maravilhosas cachoeiras e mata nativa preservada que oferece também serviços de estadia e alimentação ao visitante. O local perfeito para um final de semana tranquilo e em contato com a natureza.

 

A queda d'água mais alta do parque é a Cachoeira Saltão, com 75 metros de altura, que está entre as mais altas do estado de São Paulo.

 

Cachoeira Saltão  Cachoeira Saltão

 

Cachoeira Ferradura

 A Cachoeira Ferradura, formada pelas águas que descem do Saltão, tem 45 metros de queda. Apesar de seu pequeno volume de água, a trilha de acesso à cachoeira e a mata nativa ao seu redor proporcionam belas paisagens e uma boa opção de caminhada ao visitante.

 

 

 

Já a Cachoeira Monjolinho, com seus 12 metros de altura e uma bela formação rochosa, oferece ao visitante a opção de se refrescar em sua ducha e piscina natural.

Cachoeira Monjolinho

 

A área de camping do parque é espaçosa, bem cuidada e organizada. Acampamos ali por uma noite e montamos nosso acampamento próximo a um dos quiosques, o que foi muito conveniente para fazermos nossas refeições e passarmos a noite conversando tranquilamente ao redor da mesa ali existente.

 

Camping Mirante das Águas  Camping Mirante das Águas

O Morro do Facão

Bem próximo ao parque Mirante das Águas, há uma outra opção de passeio que vale a pena visitar: o Morro do Facão. A vista do vale nesse ponto é sensacional e, em dias de céu limpo, a visibilidade ali é de vários quilômetros de distância.

 

Morro do Facão

O acesso ao ponto de visitação é fácil e aberto ao público.

Em nossa visita, encontramos ali vários ciclistas em mountain bikes, o que também seria uma ótima alternativa de aventura pelo local.

 

Como chegar

 

Onde comer

  • PARAÍSO DAS ÁGUAS
    Avenida 4, 530, Vila Cianelli - (19) 3575-1257

  • LA PEQUETITA
    Rua 3, 442, Galeria Comercial - (19) 3575-1987

 

Onde ficar

  • CAMPING MIRANTE DAS ÁGUAS
    Rodovia Ulysses Guimarães, km 23 - (19) 3294-4774 / (19) 3483-7314

    Camping Mirante das Águas

  • PARAÍSO DAS ÁGUAS ECOLOGIC CLUB e CAMPING
    Avenida 4, nº 530, Vila Cianelli - (19) 3575-1257

Referências

 


Fotos e textos por Ademir Zanchetta Jr, Maurício Perin e Luciano M P Silva.
Nosso objetivo é o de compartilhar nossas aventuras, viagens e passeios por trilhas, cachoeiras e belezas naturais da nossa região e do mundo afora.

Trio