SAÚDE, ATIVIDADE FÍSICA E QUALIDADE DE VIDA

 

Você já se perguntou o que é saúde, neste mundo cercado de doenças?

Não basta achar que, se alguém não tem doença, está bem de saúde – essa dádiva que se manifesta pelo entusiasmo, disposição e alegria de viver. Sob esse critério, passe os olhos a sua volta, analisando quem realmente pode ser saudável nos dias de hoje.

As pessoas tem enorme dificuldade em perceber a diferença entre saúde e doença, porque nossa cultura usa inadequadamente o termo saúde. Por exemplo: temos um Ministério da Doença, que, como o nome já diz, cuida da doença, porém é chamado de Ministério da Saúde.

De fato, se o país criasse um órgão com a força de ministério para aumentar os níveis de saúde dos brasileiros, sairia na frente de todos os outros países, que, da mesma forma, se ocupam cada vez mais com a doença.

Diante de tudo isso, as pessoas acham que, porque não estão doentes, tem saúde. Nem sempre isso é verdade. A maioria das pessoas não está doente, mas também não tem saúde.

Saúde é alegria de viver, é estar encantado com a vida, é ter entusiasmo, energia, vitalidade, disposição. Saúde é um processo de equilíbrio do organismo. São milhões de mecanismos interagindo e movimentando o interior do corpo, para que tudo funcione adequadamente.

Quando isso não ocorre, nosso corpo vem nos dizendo, e ha muito tempo, que algo está errado e que precisamos fazer alguma coisa por ele. Precisamos ficar atento às reações de nosso corpo. Porque ele fala! E energicamente, fazendo aparecer nele próprio as mais diferentes ocorrências. Se atacarmos apenas os efeitos imediatos, é como lhe tapar a boca, e ele continuará sofrendo, até que um dia não aguentará mais e cederá, perdendo esse esplendoroso equilíbrio da vida.

Vamos ficar atendo às solicitações do nosso corpo, se ele tiver sono, durma, se ele tiver fome, coma, e o mais importante: trate o seu corpo como o bem mais precioso que tens, pois tudo o que você pode comprar não tem valor. Aquilo que você não pode comprar, justamente porque já veio no pacote da vida, dado de graça pelo Criador, é que realmente tem valor. A prova concreta disso é sua saúde, sua paz, sua felicidade.

É isso aí, até a próxima..

Por Tadeu Caleffi